Benefícios para Cartórios Parceiros do Instituto Roseiral – Projeto Rosas para Joaquina nos Cartórios

Seja CARTÓRIO PARCEIRO do Instituto Roseiral e aproveite diversos benefícios!

Para se tornar Cartório Parceiro, basta preencher o formulário disponível AQUI, ler e concordar com todas as condições do Termo de Adesão por Parceria ao Programa “Rosas para Joaquina: pelo respeito integral à mulher”, do Instituto Roseiral, e começar a implementar as ações de enfrentamento à violência contra a mulher, como o nosso apoio.

A anuidade para se tornar parceiro é de R$ 400,00 (quatrocentos reais) e será cobrada como condição para a adesão e, no mesmo de cada ano subsequente, para continuidade da parceria. Este valor será totalmente investido na manutenção do Instituto Roseiral e na realização dos programas, projetos e ações sociais. Esta é a mesma taxa praticada pela RARES-NR para obter o Selo Rares-NR de Responsabilidade Socioambiental, e proporciona acesso a diversos benefícios:

Selo Cartório Parceiro Instituto Roseiral

Selo Cartório Parceiro – O cartório parceiro recebe um Certificado e o Selo de Cartório Parceiro do Programa Rosas para Joaquina do Instituto Roseiral. O Selo Cartório Parceiro do programa “Rosas para Joaquina: pelo respeito integral à mulher” do Instituto Roseiral demonstra a responsabilidade social e o comprometimento do cartório com o enfrentamento da violência contra a mulher, promoção da equidade de gênero e empoderamento feminino, conforme Provimento CNJ n.º 147/2023Vamos atuar juntos por esta causa!

  • Ebook “Boas Práticas de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher nos Cartórios” – Tenha acesso exclusivo a este ebook, que também contém modelos para facilitar a implementação de uma política permanente de enfrentamento à violência contra a mulher, conforme estabelece o Provimento CNJ n.º 147/2023. Fazer a nossa parte, já é transformar o mundo!
  • Reuniões Mensais Exclusivas – Participe em reuniões mensais exclusivas, para orientações sobre as dúvidas e as novas etapas para implementar a política permanente de enfrentamento à violência contra a mulher, conforme estabelece o Provimento CNJ n.º 147/2023. As datas e horários das reuniões são comunicadas por e-mail para os parceiros. Assim, formaremos uma rede com vínculo e propósito!
  • Cursos de Formação de Multiplicadores – Realizamos cursos de formação exclusivos para Parceiros, de forma online ou presencial, com foco na formação de agentes locais (lideranças) para conscientização e enfrentamento ao assédio sexual, discriminação por gênero e enfrentamento à violência contra a mulher. Os multiplicadores poderão atuar tanto no letramento de gênero interno do cartório, quanto pela realização de ações em parceria com a comunidade local. O conhecimento multiplica nosso potencial de ação conjunta!
  • Materiais para Palestras e Ações – Os parceiros têm acesso a diversos materiais editáveis para palestras de conscientização a serem realizadas dentro da Serventia e na comunidade. A replicabilidade garante facilidade e economicidade na realização de ações presenciais com qualidade em qualquer localidade. Com a capilaridade dos cartórios, podemos chegar a todos os lugares do Brasil!
  • Orientações Jurídicas especializadas – Os cartórios parceiros podem agendar horário para orientações jurídicas especializadas sobre como lidar com situações internas ou com usuários que envolvam direitos das mulheres e meninas, bem como situações de assédio sexual ou violência contra a mulher. Com apoio jurídico especializado, a jornada será mais respeitosa!
  • Apoio ao Cartório Parceiro – Ao se tornar Cartório Parceiro, a serventia recebe acesso a materiais de orientação para a implementação da Política Permanente de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Equidade de Gênero, prevista no Provimento CNJ n.º 147/2023, e para a realização das ações previstas no Termo de Adesão por Parceria. Ao longo do ano, com antecedência, enviamos comunicados para os cartórios parceiros sobre as próximas campanhas, para que possamos juntos articular com a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher local e organizar ações que gerem transformação social em cada cidade. 
  • Acesso exclusivo ao Banco de Talentos Roseiral – O Cartório Parceiro tem a opção de utilizar a plataforma e-Talentos com desconto de 20% (vinte por cento) e ter acesso compartilhado ao Banco de Talentos Roseiral. Por lá, é possível realizar processos seletivos e ter acesso à base de currículos de pessoas interessadas em trabalhar em cartório e que fizeram os cursos profissionalizantes do Instituto Roseiral. Dessa forma, fica mais fácil contratar pessoas mais qualificadas para atuarem nas diversas especialidades dos cartórios!
  • Desconto nos Cursos Roseiral – O Cartório Parceiro tem desconto para a aquisição de cursos profissionalizantes do Instituto Roseiral para os colaboradores ou para os futuros colaboradores (já pensou em patrocinar o curso para uma pessoa que precisa?). Essa medida permite o acesso de mais pessoas à formação sobre direito notarial e registral, bem como fortalece o Banco de Talentos Roseiral.
  • Acesso a todas as ações do Programa Rosas para Joaquina nos Cartórios, a exemplo de:
    • Palestra: Enfrentamento à Violência contra a Mulher nas Serventias Extrajudiciais: implementação do Provimento nº 147/CNJ de 04/07/2023 – online e gravado – Nesta palestra, a Vice-Corregedora do TJMG, Desembargadora Kárin Emmerich, trata dos tipos de violência doméstica e sobre a importância de os cartórios para atuarem no enfrentamento à violência contra a mulher nos cartórios, conforme o Provimento CNJ n.º 147/2023. A palestra está disponível para ser assistida de forma online e gratuita, com emissão de certificado, para Cartórios de Registro de Imóveis, na plataforma EAD CORI-MG
    • Palestra “Tipos de Violência na Lei Maria da Penha” – Nesta palestra, de maneira interativa e multidisciplinar, adaptada para o perfil dos participantes, nossos Multiplicadores apresentam o que é a Lei Maria da Penha, com a explicação dos violência doméstica e como identificá-los e pedir ajuda. Ao final, são feitos testes práticos sobre os principais conceitos e distribuídos folders informativos sobre o tema. Esta ação pode ser feita de forma presencial ou online e ao vivo, então, basta agendar!
    • Oficina Medidas Auto Protetivas da PPVD – Nesta Oficina realizada em parceria com o serviço de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais de Montes Claros, os policiais dão orientações sobre como lidar em situações de violência doméstica e outras assemelhadas, como tomar medidas acauteladoras para evitar maiores danos aos envolvidos e pedir ajuda! Seja parceiro e solicite uma ação presencial da PPVD em sua serventia, de situado em Montes Claros ou na área de atuação do 10º Batalhão da PM/MG.
    • Cursos Profissionalizantes de Auxiliar de Cartório: Formação Geral e Especialidades – Para apoiar os cartórios parceiros na contratação de pessoas mais capacitadas e qualificadas, com redução do esforço de onboarding, criamos o Curso Profissionalizante Online de Auxiliar de Cartório, que será composto por 7 módulos de 40h e acessível pela plataforma Cursos Roseiral:
      • Serventias Extrajudiciais – Formação Geral (requisito para todos os demais) (lançamento em junho/2025);
      • Registro Civil das Pessoas Naturais (RCPN) (lançamento em junho/2025);
      • Tabelionato de Notas (Notas);
      • Registro de Imóveis – Parte Geral (RI Geral) (requisito para RI especial);
      • Registro de Imóveis – Atos Em Espécie (RI Especial);
      • Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas (RTDPJ);
      • Tabelionato de Protestos (Protesto).

Os recursos arrecadados são essenciais para a ampliação de iniciativas desenvolvidas pelo Instituto Roseiral, que já promoveu importantes projetos, tais como:

  • Campanha Agosto Lilás, que é o mês de proteção à mulher, destinado à conscientização para o fim da violência contra a mulher (Lei n.º 14.448/2022);
  • Campanha “21 Dias de Ativismo: Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, realizada anualmente entre os dias 20/11 e 10/12 (veja https://www.youtube.com/playlist?list=PLadsos_crqas4LlI63NPMBDvk4PZ9Dhxh).
  • Campanha Laço Branco – Mobilização voltada para os homens, promovendo o fim da violência contra a mulher, conforme instituído pela Lei n.º 11.489/2007.
  • Projeto Rosas da Experiência – Ações de acolhimento e combate à violência contra mulheres idosas.
  • Projeto Sementes do Roseiral – Realização da Oficina Sementes da Gentileza, voltada para crianças, buscando desenvolver a linguagem da bondade, respeito e acolhimento.
  • Programa Conexão Roseiral – Transmitido quinzenalmente, às 18h das quartas-feiras, na Rádio Universitária Unimontes 101,1 FM – FADENOR
  • Cursos de Formação de Multiplicadores e Encontros de Aperfeiçoamento, para conscientizar e formar voluntários e colaboradores dos cartórios para serem agentes capacitados para o enfrentamento à violência contra a mulher.
  • Ações de panfletagem para conscientização – Realizadas nas feirinhas do bairro Major Prates e do São José em Montes Claros, para sensibilizar e conscientizar a população sobre os tipos de violência contra a mulher.
  • Campanha “Março, Mês da Mulher” – Conjunto de atividades e mobilizações ao longo do mês de março para reforçar o combate à violência de gênero e ao empoderamento feminino (veja https://institutoroseiral.org.br/category/marco-mes-da-mulher/) .

Nossas ações mensais podem ser conhecidas e acompanhadas por nossas redes sociais (https://www.instagram.com/instituto_roseiral/ e https://www.linkedin.com/company/instituto-roseiral/?originalSubdomain=br) e pelo nosso Blog https://institutoroseiral.org.br/blog/.

O evento e as iniciativas promovidos pelo Instituto Roseiral reforçam a importância do engajamento coletivo na construção de um ambiente mais seguro e igualitário para todas as mulheres.

Conheça melhor todas as Campanhas, Programas e Projetos do Instituto Roseiral, acessando o site https://institutoroseiral.org.br/ e nosso Blog https://institutoroseiral.org.br/blog/. No site, também temos o formulário de adesão do Cartório Parceiro! É simples, rápido e garante a participação ativa do cartório como agente do Provimento nº 147/CNJ/2023.

Participe dessa causa e junte-se a nós na luta pelo fim da violência contra a mulher!

Rolar para cima